O gênero Cocos é constituído apenas pela espécie Cocos nucifera L., a qual é composta de algumas variedades, entre as quais as mais importantes são: tipica (Var. Gigante) e Nana (Var. Anã). O coqueiro anão constitui-se na variedade de coqueiro mais utilizada comercialmente no Brasil para produção de água de coco, com qualidade superior às demais cultivares.
A variedade Anã apresenta desenvolvimento vegetativo lento, iniciando a produção em média com dois a três anos após o plantio, e a partir daí produz cerca de 14 cachos por ano, com uma média de 12 frutos por cacho. Um coqueiro pode produzir mais de 300 cocos por ano, numa vida útil de 30 a 40 anos!
Os frutos dos coqueiros anão destinados ao consumo in natura de água de coco devem ser colhidos, principalmente, após o sexto mês, após a abertura natural da inflorescência. Nessa idade ocorrem os maiores pesos de fruto, as maiores produções de água de coco, os maiores valores de frutose, glicose e grau brix, e o melhor sabor da água de coco, além de ser rica em minerais, principalmente em potássio.