Um terreno vazio é um mundo de possibilidades para quem ama jardinagem!
Mas, quando há pressa para colorir ou sombrear o espaço, é fundamental acertar no planejamento e escolher plantas que crescem rápido. Pensando nisso, elaboramos essa lista com opções de trepadeiras, arbustos e até árvores.
Vamos lá?
1 – Costela-de-adão
- Nome científico: Monstera Deliciosa
- Nome popular: costela-de-adão
- Tipo: arbusto de crescimento vertical com raízes aéreas
Essa é a planta ideal para quem tem pressa de preencher canteiros e gosta de espécies exuberantes. A costela-de-adão é um tipo de trepadeira que tem folhas grandes, integralmente verdes e brilhantes.
O ambiente ideal para cultivá-la em jardins externos é o de meia-sombra ou áreas sombreadas por outras plantas, como árvores.
É perene, resistente e demanda alguns cuidados: faça regas moderadas de uma a duas vezes por semana e coloque as podas na rotina de manutenção para controlar a altura da planta.
2 – Clusia
- Nome científico: Clusia fluminensis
- Nome popular: mangue-da-praia
- Tipo: arbustiva
- Porte: médio
A clusia é uma planta resistente e de baixa manutenção. É um tipo de arbusto que cresce muito rápido, desde que receba os cuidados adequados: um solo rico em matéria orgânica e regas frequentes.
Pode ser cultivada em locais de sol pleno ou de meia-sombra. É muito popular nas regiões litorâneas por ser tolerante à maresia e uma ótima opção para formar cerca viva, já que chega a até 6 metros de altura.
3 – Hortênsia
- Nome científico: Hydrangea macrophylla
- Nome popular: hortênsia ou rosa-do-Japão
- Tipo: arbustiva
- Porte: médio
Considerada uma planta ornamental, a hortênsia é ideal para deixar os canteiros mais coloridos, já que produz inflorescências marcantes: seus cachos de flores surgem em tons de roxo, rosa, azul e branco.
São consideradas fáceis de cultivar e se adaptam a diferentes climas e tipos de solos. No entanto, quando estão sob as condições ideais, o desenvolvimento é muito mais rápido e pode chegar a até 2,5 metros.
As hortênsias devem ser cultivadas a meia-sombra, em solos férteis e com boa drenagem. As regas variam de acordo com as condições climáticas da região, mas, geralmente, podem ser semanais.
4 – Tumbérgias
- Nome científico: Thunbergia grandiflora e Thunbergia alata
- Nome popular: tumbérgia ou manto-de-rei
- Tipo: trepadeira
- Porte: médio
Destaque nas listas de plantas que crescem rápido, as tumbérgias azul e amarela são versáteis e produzem floradas marcantes, que deixam as áreas externas muito mais bonitas.
Por serem trepadeiras, são indicadas para uso em canteiros próximos a muros, paredes ou cercas. Outra aplicação interessante é na cobertura de pergolados, aumentando a área sombreada do espaço.
Chegam, em média, a até 3 metros de altura quando recebem os cuidados adequados. Devem ser colocadas em espaços de meia-sombra ou de sol direto, em um solo rico em matéria orgânica, com boa drenagem.
As podas de formação e limpeza são essenciais para mantê-la saudável e para conter o crescimento, caso necessário.
5 – Guaimbê
- Nome científico: Philodendron bipinnatifidum
- Nome popular: guaimbê ou banana de imbê
- Tipo: trepadeira
- Porte: grande
- Onde encontrar: clique aqui e compre online
Perene e resistente, a guaimbê é a planta ideal para plantar nos canteiros de residências ou de prédios. Além de crescer muito rápido, se adapta a diferentes condições de luminosidade, se desenvolvendo bem a meia-sombra ou sol pleno.
O formato recortado das folhas e a coloração verde-bandeira traz muito destaque para o espaço, principalmente em jardins de estilo tropical.
Se for usada para preencher determinado espaço, demanda podas de contenção de crescimento. Outra opção é cultivá-la para escalar superfícies próximas, como muros ou árvores.
A irrigação deve ser frequente, de duas a três vezes por semana, senão as folhas vão ficando murchas e secam. Para otimizar o tempo, utilize gotejadores ou sistemas de irrigação.
6 – Jacarandá mimoso
- Nome científico: Jacaranda mimosifolia
- Nome popular: Jacarandá mimoso ou roxo
- Porte: médio/grande
Alguns tipos de árvores crescem mais rapidamente que outras e são indicadas para quintais grandes ou jardins de áreas de lazer que precisam de áreas sombreadas.
A jacarandá mimoso é uma delas! De porte grande, chega a aproximadamente 15 metros de altura e é indicada para arborização urbana ou fins ornamentais.
Produz flores grandes, em formato tubular e com coloração lilás, que surgem durante os meses de agosto a novembro.
7 – Cítricos enxertados em geral
Entre as árvores frutíferas, as do gênero Citrus são as que crescem mais rápido. São fáceis de cultivar, quando comparadas a outras frutíferas, porém, mais vulneráveis a doenças.
A mais conhecidas são as laranjas (bahia, pera, lima, da terra e hamlin), os limões (taiti, galego, rosa ou cravo, siciliano, etc) e as tangerinas (mexericas, ponkan, morgote e mimosa).
Para um bom desenvolvimento, necessitam de um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem, de podas de formação e de limpeza e regas frequentes, direcionadas somente para a terra.
Fonte: https://blog.plantei.com.br/plantas-que-crescem-rapido/